Atenas, a capital grega cujo nome advem da deusa que ofereceu aos seus cidadaos uma oliveira em nome da paz e prosperidade, revelou-se-nos uma cidade bem diferente do que outrora foi.
Com 5 milhoes de habitantes, a capital em cujo o solo nomes como Platao e Aristoteles ensinaram, e hoje uma metropole confusa, furiosa e muito suja. Pessoas aos berros, quais espanhois, calor sufocante e uma poluicao insuportavel tornam esta visita desanimadora. Apenas a expectativa de vislumbrar a Acropole nos move em frente por mais umas horas.
Acrópole (do grego ἀκρόπολις, composto de ἄκρος, "extremo, alto", e πόλις, "cidade") é a parte da cidade construída nas partes mais altas do relevo da região. A posição tem tanto valor simbólico, elevar e enobrecer os valores humanos, como estratégico, pois dali podia ser melhor defendida.
A acrópole grega original de Atenas ficou famosa pela construção do Partenon, suntuoso templo em honra à deusa Atena, ricamente construído em mármores raros e ornado com esculturas de Fídias por ordem de Péricles e com recursos originalmente destinados a patrocinar a guerra contra os Persas.
Juntamente com as ordas de espanhois conquistadores, holandeses mercadore e outros tantos povos historicos deste mundo vagueei pelos meandros da antiguidade, pela raiz da sociedade e de conceitos como democracia ou moeda. Honestamente nao senti a mistica que esperava e apenas passeei por montes de pedras amontoadas no meio de um barulho ensurdecedor de dialogos e conversas entre flaxes de japoneses e operarios a terminar interminaveis obras.
Depressa partimos rumo ao grande porto de Piraeus, de onde partem barcos para todas as ilhas gregas, italianas e turcas.
Destino de fazer inveja a muitos:
SANTORINI!
Green note:
Apesar de se encontrar, supostamente, a frente de Portugal a diferentes niveis de desenvolvimento, posso afirmar que a nivel de controlo ambiental a Grecia encontra-se muito atrasada: vi muito pouca reciclagem, nenhuns autocarros ou veiculos movidos a combustiveis alternativos (gas;LPG, Biodiesel, Electrico) e uma total ineficiencia no uso da agua e electricidade. Muito a fazer carissimos gregos!!
Saturday, July 12, 2008
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment